A Glândula Timo

Endocrine system: 1. Pineal gland, 2. Pituitar...

Endocrine system: 1. Pineal gland, 2. Pituitary gland, 3. Thyroid gland, 4. Thymus, 5. Adrenal gland, 6. Pancreas, 7. Ovary, 8. Testicle (Photo credit: Wikipedia)

Do grego, Thymus, significa energia vital. O timo situa-se na porção superior do mediastino anterior. Limita-se, superiormente, com a traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum. Lateralmente, com os pulmões, e inferior e posteriormente com o coração. Sua cor é variável. Vermelha no feto, branco-acinzentada nos primeiros anos de vida e, depois, amarelada. O timo, plenamente desenvolvido, é de formato piramidal, encapsulado e formado por dois lobos fundidos.

Por ocasião do nascimento pesa de 10 a 35g e continua crescendo de tamanho até a
puberdade, 15 anos, quando alcança um peso máximo de 20 a 50g. Daí por diante sofre
atrofia progressiva e passa a pesar pouco mais de 5 a 15g no idoso. O ritmo de crescimento tímico na criança e de involução no adulto é extremamente variável e, portanto, difícil determinar o peso apropriado para a idade. Contudo, o timo continua a exercer sua função protetora, com a produção complementar de anticorpos, mesmo que nesse período seu desempenho já não seja vital, pois há uma compensação pela proteção imunológica conferida pelo baço e nodos linfáticos, ainda imaturos nos recém-nascidos.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer o exercícios para estimular a Glândula Timo Clique no link a baixo: A Glândula Timo_Escola Gurdjieff São Paulo

Por: Escola Gurdjieff São Paulo.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Cursos, Mediunidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s